segunda-feira, 18 de julho de 2016

As coisas mais simples do seu dia a dia tem as melhores historias.
www.chavesbrasil.com.br
CHAVE ERA COISA DE RICO
As primeiras surgiram no Egito, há 4 mil anos. E nem eram tão diferentes das que você ainda encontra em qualquer chaveiro. Tinham um apoio para as mãos, um eixo e uma ponta dentada, que encaixava nas fechaduras e movia pequenos pistões lá dentro, destrancando a porta. Mas,como eram de madeira, inchavam com a umidade e as trancas podiam ser quebradas com um chute. As pessoas as carregavam nas costas - não só por serem enormes mas também porque eram símbolos de status.
Demorou séculos até que surgissem as primeiras chaves de metal. Os romanos encontraram o formato mais eficiente, que se manteve inalterado por 17 séculos! Feita de bronze e ferro,a"chave gorja" era menor e tinha um aro no cabo para ser usada como anel - e causar inveja "nas inimigas". No século 9, surgiram modelos totalmente de ferro.A extremidade que encaixava na tranca foi se tornando mais complexa e as fechaduras, bem mais resistentes.
Com a Revolução Industrial, o setor entrou em uma era de ouro a partir do século 18. Novos modelos, cada vez mais seguros e baratos, produzidos em massa, garantiram que, finalmente, todo mundo pudesse carregar seu próprio chaveiro. Inventores importantes surgiram,como os britânicos Robert Barron e Joseph Bramah. Os norte-americanos Yale, pai e filho, lançaram na década de 1840 o modelo mais usado na atualidade, encaixado em mecanismos de cilindros e molas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário